25 de nov. de 2012

Física

Energia

A energia está sempre presente em nosso cotidiano, é só olharmos ao nosso redor. O fato de assistirmos televisão, usarmos o computador, o celular, andarmos de carro e diversas outras atividades que fazem parte do nosso dia a dia, já são realizadas através da energia. O que não notamos, é que muitas delas prejudicam o nosso planeta. Na física um objeto possui energia quando realiza algum trabalho. A energia nunca acaba, mas se transforma de um tipo para algum outro.

As fontes renováveis de energia são aquelas que não prejudicam a natureza e são originadas naturalmente, de recursos naturais, tendo a capacidade de se regenerar. Alguns exemplos deste tipo de energia são: energia eólica ( dos ventos ), energia hidráulica ( dos rios ), energia solar ( do sol ), geotérmica ( da temperatura interna da Terra ), maremotriz ( dos mares e oceanos) e biomassa ( de matéria orgânica ).

Essas energias formam um tipo de energia limpa, que não poluem o planeta. A energia solar é um exemplo de uma fonte de energia limpa e renovável. Dentre os aspectos positivos podemos destacar: economia, forma segura de gerar energia, não é poluente, não influi no efeito estufa, ou seja, não agrava estes problemas de ordem mundial. Tudo isso porque durante o processo de obtenção da energia solar não é preciso turbinas ou geradores (que consomem mais energia e apresenta perigos a quem estiver operando).

Por isso em minha opinião as energias de fontes renováveis e limpas são as mais benéficas para o nosso planeta. Sendo assim, acredito que a energia solar é a que menos polui o meio ambiente, pois está sempre presente e como já citado acima possui diversos aspectos positivos.


Um comentário: