Células-troncoAs células são a menor porção de matéria viva. Todos nós já fomos uma única célula, que com a formação do zigoto dividiu-se milhares de vezes originando o ser humano, um ser pluricelular. Células-tronco são células que possuem capacidade de se dividir dando origem a novas células semelhantes às progenitoras. São pluripotentes, ou seja, podem se desenvolver em cada tecido, em qualquer tipo de célula, enfim, em qualquer órgão do nosso corpo. Além disso, as células-tronco tem a capacidade de se renovar, podendo se reproduzir muitas vezes.Existem as células-tronco embrionárias, encontradas nos embriões, também chamadas de pluripotentes. Tem a capacidade de se transformar em qualquer célula do corpo. Sendo assim, é permitido que um embrião se transfore em um corpo totalmente formado. De três a cinco dias mais ou menos após a fertilização, o embrião humano se torna um blastocisto. E existem também as células-tronco adultas, encontradas em tecidos maduros, como no corpo de adultos e crianças, sendo mais especializadas que as embrionárias, dando origem a tipos mais específicos de células. Também podem ser chamadas de células multipotentes.A partir das células tronco é possível encontrar a salvação para muitos problemas do nosso corpo. Uma das funções da célula-tronco é produzir células e tecidos em terapias medicinais. Mas além de diversos benefícios, as células-tronco ainda geram muitas polêmicas devido ao uso de células-tronco embrionárias ou não, que muitas das religiões não concordam, mas acredito que ainda há uma esperança de células-tronco serem muito bem utilizadas na cura de doenças, afinal a ciência está crescendo cada vez mais.
11 de nov. de 2012
Biologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Isis,
ResponderExcluiro teu texto está simplificado de uma forma de bom entendimento, onde foi usado um vocabulário cotidiano. Bom trabalho!!
Isis,
ResponderExcluirparabéns pelo texto. Gostei da forma resumida e fácil de como tu explicou os conceitos pedidos, a divisão do texto também está ótima, o deixando organizado e receptivo à leitura.
Explicou de forma resumida e fácil o que foi pedido. Ficou muito bom! E realmente, as células-tronco geram muita polêmica, inclusive, a igreja Católica é totalmente contra. Parabéns pelo eu trabalho!
ResponderExcluirGostei do trabalho, esta muito bem explicado de forma prática pela qual podemos observar cada parte separadamente. Gostem da observação do útimo parágrafo.
ResponderExcluirParabéns pelo texto muito bem explicado em todos os conceitos.
ResponderExcluir