13 de abr. de 2012

Sociologia

                 O homem e a sociedade

Sociedade, este é o ambiente onde os seres humanos constroem suas relações sociais, o lugar no qual são ensinados e aprendidos os valores necessários a vida em sociedade. A este processo intenso chamamos de processo de socialização. Os valores, as crenças, os hábitos e os costumes são transmitidos logo quando nascemos por pais e mães, ou seja, na sociedade em que vivemos.  
Desde pequenos vivemos em uma sociedade organizada, onde existem regras, leis e tradições que querendo ou não temos que seguir. Conforme vamos crescendo e conhecemos coisas novas, passamos a ver melhor o mundo em que vivemos, a partir daí alguns indivíduos corrompem esse processo de socialização, partindo para a violência, criminalidade, roubos, enfim, acabam escolhendo o caminho que julgamos como errado, o que realmente é.  
Cabe a nós como indivíduos desta sociedade saber dos nossos direitos e deveres e que nesta vida a nada somos obrigados, mas sim orientados para seguir um caminho correto. Por isso, acredito que somos livres para fazermos o que quisermos desde sejamos responsáveis pelas nossas atitudes e pelas consequências que estas podem trazer para nossa sociedade e para a nossa vida. Desta forma estaremos praticando a nossa liberdade sem atingir a liberdade do próximo.

6 comentários:

  1. Concordo contigo em tudo, principalmente quando tu fala que nós somos livres para fazer o que queremos desde que sejamos responsáveis. Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Achei teu trabalho interessante pois tu desenvolveu o assunto de uma forma clara. Emud concordo que conforme vamos crescendo vamos ando nossa maneira de ver e julgar a sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de acrescentar meu ponto de vista em relação a sociedade e a liberdade. A liberdade está ligada com a sociedade. Ninguém é livre por completo dentro da sociedade, sempre haverá um obstáculo, uma lei, uma regra. Como você disse, que "somos livres para fazermos o que quisermos desde sejamos responsáveis pelas nossas atitudes e pelas consequências que estas podem trazer para nossa sociedade e para a nossa vida". Acredito que a liberdade está conectada às classes sociais que as rodeiam. ‘O fazer o que quer’ está limitado pelo meio que vive, pelas condições que lhe firmam.
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Isis,
    em geral o teu artigo está muito bom. Acho muito relevante onde citastes o processo de socialização. O homem é obrigado a seguir regras exercidas pelo governo, sendo a favor dela ou não.

    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Achei sua publicação interessante e direta, fácil de se compreender. Acredito que poderia ter falado um pouco mais sobre mas nada que interfira no quão bom está. Concordo contigo quando diz "Os valores, as crenças, os hábitos e os costumes são transmitidos logo quando nascemos por pais e mães, ou seja, na sociedade em que vivemos. " Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Isis,
    concordo contigo no ponto onde tu citas "Cabe a nós como indivíduos desta sociedade saber dos nossos direitos e deveres e que nesta vida a nada somos obrigados, mas sim orientados para seguir um caminho correto". Pois muitas pessoas não se dão conta de que tem sim liberdade e muitas vezes não aproveitam a mesma, não totalmente pelo menos. Gostei que tu foi bem direta no teu texto, parabéns.

    ResponderExcluir